quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Planejamento com PERT/CPM

   Para atender a necessidade de planejar a realização de projetos complexos foi criado nos EUA ainda aos anos 50 uma  técnica de programação de atividades denominada PERT/CPM. Em realidade elas foram desenvolvidas em separado e reunidas posteriormente em uma só forma.
   Trata-se de um instrumento valioso (e ainda desconhecido) para os que estão envolvidos em projetos complexos cujas atividades requerem meios de sua organização temporal. Ele precisa ser usufruído pelos atores de diversos tipos porque confere suma eficiência às suas realizações.
   A partir da premissa de que prever e programar atividades de um projeto é essencial ao seu planejamento e realização, torna-se clara a sua importância. Através do PERT/CPM isso é feito de maneira muito simples e fácil.
   Desta forma as atividades simultâneas não serão feitas em sucessão; aquelas necessariamente feitas em sucessão terão posicionamento adequado após suas precedentes. Com isso torna-se menos imperfeita a eficiência tão importante em todas as execuções de projetos.
   Para o aprendizado deste tipo de planejamento pode ser utilizada a obra de Henrique Hirschfeld, publicada pela Editora Atlas. Ela apresenta uma  noção suficientemente clara a respeito do assunto, inclusive tratando de sua técnica de realização de custos.
   O meu objetivo nest post é chamar a sua atenção para o assunto e convidá-lo para pesquisar a respeito.
   Pela facilidade com que é aplicado e eficiência com que os objetivos são alcançados por seu intermédio, ele precisa ser mais conhecido e aplicado. Em se tratando de associativismo ele serve para aperfeiçoar a coordenação de uma pluralidade de atores.       
   Torna-se fundamental, então, o conhecimento do método de planejamento via PERT/CPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário